terça-feira, novembro 24, 2009
O Jantar de tertúlia, nos anos 50
Realizou-se no dia 24 de Outubro de 1950, nesta nossa bela cidade de Coimbra um jantar de Tertúlia onde estiveram presentes alguns dos mais ilustres filhos da nação.
Neste encontro, os colegas de curso puderam matar as saudades que se foram acumulando ao longo de toda uma época de trabalho.
Como não podia deixar de ser, foi celebrada uma missa na Sé Nova em homenagem ao Senhor Professor Doutor António de Oliveira Salazar, a qual foi acompanhada no canto pelo Dr. Sengo, e no órgão pelo Dr. Guterres, que deixou extasiados alguns tertulianos.
“Foi um cerimonial muito bonito, espero que o Doutor Salazar esteja à frente dos desígnios da Nação por muitos e longos anos”, disse o Dr. Almancil não conseguindo esconder as lágrimas.
A emoção apoderou-se de todos quando o Dr. Sengo, recentemente eleito Regedor de Província, recitou uns bonitos versos da sua autoria.
Seguiu-se um desfile pela Alta até ao velho café do “Académico” onde, num ambiente de maior descontração, cantaram uns fados de Coimbra, sempre acompanhados, como não podia deixar de ser, pelo vinho tinto que dá de comer a tantos compatriotas nossos.
Pelas 20 horas da noite, os insignes doutores dirigiram-se até ao restaurante, que propositadamente havia feito umas ementas em homenagem aos seus tempos de estudantes.
“Admirável como conseguem imitar o sabor a Lombo”-afirmou um dos convivas, o Dr. Mário.
Durante o maravilhoso repasto debateram-se inúmeros temas, discutidos superiormente por tão ilustres cabeças, como por exemplo a calma que se vive nas colónias, a nossa relação com Itália, a visita de uma célebre actriz Carioca de nome Maité Proença.
Este assunto empolgou os tribunos, “casa com o Salazar”, diziam uns, “respira beleza e encanto, típicas de uma Brasileira”, contrapunham outros.
Para concluir o encontro, realizou-se na Praça da Canção um Sarau Monumental abrilhantado pela presença das mais belas meninas da alta sociedade Coimbrã, que esperam encontrar ali um bom marido.
O encontro foi um verdadeiro sucesso, esperando-se a realização de um outro em Maio.
Saudações Bacantes
Dr. Sardinha
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
Eu acompanhar alguém no canto, lol... Recitar versos... lol, ainda por cima em nome de quem... mas a parte do Regedor de Província gostei...
Um abraço
Sengo
É esta a famosa foto da Manga?
Beijinhos
A visitante
Punheta. Basta falar-se bem no Senguinho que ele gosta logo do post.
Sardinha: Desculpa a demora a publicar este post, mas só vi o teu mail ontem, o qual estava perdido no meio de outros.
Visitante: É esta.
Almancil
Sim, incrível!!!!
Esta foto transmite muito para quem esteve no jantar.
Aquele que está entre o Sengo e o Alma é o senhor Augusto.
Abraço
Sardinha
Mas o post está giro senhor comendador.
Ao meu é que ninguém ligou, nem um comentário, nem um está bom, ou podias fazer doutra forma, ou um continua que está fixe...
E Sardinha quando falares do Sr. Augusto benze-te, pois encharcou-te muitas vezes as goelas com aquele néctar dos Deuses que serviam na Manga. Pelo menos era o que nos diziam...
PS: Faz lá a legenda para a Vi, que andei à procura no www.solegendas.pt e não encontrei nada.
Um abraço
Sengo
Obrigada pelo incentivo às legendas Sengo.
Beijinhos
A visitante
Sengo: Ninguém ligou ao teu? Tens dois comments. Já é mais do que alguns dos meus posts mereceram.
Almancil
Caros amigos, não se esqueçam de se inscrever no Acesso ao Direito.
Alguém que me mande as fotos da latada para o meu gmail e quem tiver as da queima.
Um abraço
Sengo
Enviar um comentário