sexta-feira, janeiro 04, 2008

Bom Ano, cheio de vetos

Boas comunidade bacante, aproveito este espaço de comunicação bacante para desejar um Feliz 2008 a todos os discipulos de Baco!!
Mostro também a minha insatisfação por não ter sido informado do último jantar de tertulia, acho uma falha grave esquecerem-se tão rapidamente dos bacantes da diáspora.
Falha de tal maneira grave, que nunca poderia vir de um verdadeiro bacante, obviamente que só essa gentinha, esses tais "aspirantes" poderiam cometer tal atrocidade. De facto nunca fui muito apologista dessa figura, que permite que não caloiros iletrados no que aos principios basilares da nossa tertulia diz respeito, pulem uma etapa fundamental na formação bacante, pois só enquanto caloiros é que se consegue moldar o espirito de forma a fazer deles verdadeiro Bacantes.
Esta figura, deve ser usada com muita precaução e em casos pontuais, temos bons exemplos de aspirantes que se tornaram Bacantes com B grande, (Sengo) mas da distância com que analiso a situação, parece-me que as qualidades que patenteavam estes bons exemplos não tem paralelo com os actuais aspirantes.
É preciso haver critério, só quando alguem revele sérias qualidades inerentes ao ser bacante se deverá recorrer a esta figura. Não me parece que os actuais aspirantes possam ser mais-valias para a Tertulia, nem que houvesse alguma situação que levasse à concessão de tal privilégio a essa gentinha.

Posto isso lanço um apelo ao VETO, corrijam a mão e resolvam esta situação, o futuro da Tertulia não passa por essa gentinha, que pelo contrário pode representar o seu fim!!
Um grande bem Haja para todos pela atenção.

Abraço Bacante

57 comentários:

Anónimo disse...

Em 7 anos, é a primeira vez que ouço o Almancil [para mim, o mais fiel signatário do espírito bacante], falar sério!!! Por isso,e porque o nosso companheirismo me permite, apesar de não saber quem são os senhores a que alude, devo[no mínimo, repito só por puro desconhecimento], apelar à tertulia um comportamento responsável, que dignifique os que já foram Bacantes [e para sempre serão], senão por mim, ao menos pelo Almacil!!!
Votos de Feliz 2008.

Anónimo disse...

Não me parece que seja o Alma!
Um verdadeiro bacante sabe que todos fomos um dia aspirantes....
Só, que saiba, o Paulo e Jotta é que não foram aspirantes(pois fundaram a tertulia).
Só me resta dizer que o anonimo deveria ter sido aspirante mais tempo, para receber os ensinamentos bacantes.
Saudações e abraço para o meu afilhado!
Sardinha

Anónimo disse...

Desculpem lá mas a mensagem não vai assinada????
E independentemente disso a liberdade de expressão passou a ser consagrada constitucionalmente depois do Jotismo…
Se nos pusermos na posição do subscritor do post também ficaríamos lixado. E por falar nisso quando foi o ultimo jantar Bacante??? Já houve outro depois da latada para os Bacantes da Diáspora???? È que se houve também não fui contactado, e como tal também fico lixado…
E já agora obrigado pelo elogio…

Um bom ano para a Patrícia e para todos os Bacantes…

Ps: Que tal fazermos uma votação online sobre os Bacantes?? Tipo o melhor Bacante a cantar, o melhor a jogar futebol, o melhor Bacante a comer, o melhor a beber,o melhor a …???
Fica a ideia

Ps 2: Para quando fazer uma secção (se for possível) com as fotos individuais dos Bacante… tipo uma de 1º anista, outra no ultimo ano e por fim a caricatura com um pequeno comentário de outro ou outros Bacantes, completado com uma pequena história Tertuliana em que o próprio estivesse estado envolvido….
Fica a ideia

Ps 3: O Jornal Bacante ainda existe???? Se existe porque não o tenho recebido, não se poderia publica-lo online????
Fica a ideia

Um abraço Sengo

Anónimo disse...

Oh meus, se há coisa que eu n faço é esconder-me atrás do anoonimato... O meu post diz posted by mario! Pelo menos no meu browser aparece! Sardinha aspirantes não caloiros, tu percebeste.
Abraço apertado para todos

Anónimo disse...

Eheheh!!!
Afilhado, so vi a parte final depos de escrever o post!
Abraço apertado para ti tb!
E para o Sá... e para o Sengo... e... para todos os bacantes.
Que tal ser "o melhor bacante de sempre" ;)
Tratem disso!
Sardinha

Anónimo disse...

Tenho de concordar com o Mário.
Essa história de aspirantes, só porque têm um amigo na tertúlia, já deu o que tinha a dar.
O veto é outra.
Ou não vetam, porque também têm interesse que outros entrem e como tal, uma mão lava a outra, ou têm falta de coragem com medo que alguém fique lixado.
Mas Mário, a culpa duvido que seja só dos aspirantes. Os mais velhos também tinham dever de ensinar e fazer uma lista.
Duvido que os caloiros e afins conheçam todos os actuais Bacantes, quanto mais os mais velhos.
Tenham coragem.
Não é por A, ou B não entrarem que deixam de ser amigos (se deixarem de o ser, é mais uma prova de que não serviam), ou que foram excomungados, com lugar no Inferno.
Há pessoas que gostam da tertúlia e estam lá de alma e coração e há outros que se passeiam.
Escolham quem querem ver ao vosso lado.
Almancil

Anónimo disse...

... Oh Mário, desculpa ... na sexta-feira ia jurar que estava assinado pelo Alma,... por isso a mensagem me pareceu, no mínimo, estranha, mas mantenho no essencial a substância do post.
Concordo com o Sengo... o jornal Bacante??? Cadé??? Abraço para todos...
Caro Sardini, que belos tempos os nossos onde no último ano de mandato congregamos a tertúlia, foi, efectivamente, o meu melhor ano de bacante e o ano em que me senti, de alma e coração, bacante...!!! Bem haja a todos, nesse ano senti o que realmente é o espírito bacante, não o destruam porque ele é das melhores recordações que guardo de Coimbra!!!

Anónimo disse...

Acho lamentável o facto de se esquecerem dos Bacantes que largaram os bancos da faculdade... será que nos querem apagar da memória tertuliana?
Jornal O Bacante... o último que vi foi no Jantar da Queima... sim, que ao jantar que se realizou na serenata foram poucos (mas os BONS!, clarifique-se) que apareceram...

Aos que estão a comandar de momento os destinos da tertúlia, fica o aviso: lembrem-se daqueles que estão por Coimbra ou que, não estando, possam mais facilmente dar um saltinho para um jantar..

Abraço Bacante a todos

Anónimo disse...

Mas afinal houve ou não outro jantar depois da latada????

Sengo

Anónimo disse...

Também pensei em "O melhor bacante de Sempre" mas se no "melhor português de sempre" ganhou o Salazar aqui também podia ganhar aquele cujo nome não pode ser pronunciado


Um abraço
Sengo

ribeiradaazenha disse...

E beber, não? Afinal... houve jantar ou não? Sim, porque perder uma oportunidade para beber foi um crime que, a existir, nos fizeram, aos da diáspora...

Anónimo disse...

Dá-me a sensação, pelo que foi escrito, de que houve um jantar de tertúlia normal, durante a semana. Daqueles que só os actuais e pessoal que ficou em, ou perto de Coimbra podem ir.
Os mais velhos vão ter de esperar.
Almancil

Anónimo disse...

Finalmente! Alma, parece que és o espirito da tertulia.
Efectivamente foi o que sucedeu.
jantares para o ppl da diaspora so aquele dos sapatos do Sengo na Manga.
Parabens ao Mario, é um dos post mais comentados.
Eeheheh!
Abraço a toda a comunidade bacante e beijo fofinho ao Sá!
Sardinha

Anónimo disse...

Parece que o ano começa com um verdadeiro acordar do nosso blog Bacante... mas que é feito de ti Bonga!!!
Uma grande beijoca para ti Sardini!!!

Anónimo disse...

É verdade.
Venha de lá outro post polémico.
Almancil

Anónimo disse...

Pelo menos seria de anunciar o jantar no blogue!

Um forte abraço a todos os bacantes e um 2008 como esperam!

Que não se perca o espírito bacante!

Pedro Casinhas

Anónimo disse...

Podre de doente Sá.. Passei a semana completamente atordoado. Polémicas ah parte, Bom 2008 a todos, eu não serei o maior Bacante de sempre e aguardo nova data para o jantar.

De repente fiquei com vontade de ser polémico: - Alguém viu o animal do meu afilhado?!

Abraçinhos e beijinhos para todos os Bacantes. (A Patrícia tá na minha cama e pediu-me para vos dar este recado ahahah!)

Anónimo disse...

Essa é, efectivamente, uma questão pertinente...!!! Prezo pelas tuas melhoras.
Abraço e um beijinho

Anónimo disse...

Por que razão essa frase é polémica?
Almancil

Anónimo disse...

Já estou muito melhor, obrigado Sá.

Eu estava a tentar ser um bocadinho irónico Almancil(one more epic fail..), para dar mais ênfase ah caça ao polibã.

Mas na verdade e apesar de perceber o que se está a passar, ando por fora ah demasiado tempo para opinar com "consistência".

Mas sempre Bacante.

Anónimo disse...

Ah parabéns pelas boas ideias Sengo, são posts que enriquecem a cultura tertuliana e de certeza que terão uma boa adesão. Ainda pensei em dar o pontápé de saída, mas para além da minha fugaz (mas gostosa) passagem pela tertulia, acho que é um trabalho que "compete" a bacantes com mais anos de cirrose.

Aproveito para fazer um apelo aos paparazzis da Tertulia.. não sei se existem muitas fotos disponiveis, mas gostava que enviassem para o meu mail tudo o que tenha a minha fronha.. e não só. Porque recordar também é viver.

Para os colaboracionistas o mail é silvio.mendes86@gmail.com

Anónimo disse...

... Bonda pensei que estavas a falar do meu afilhado... eu estava a pensar nele... já não o vejo sinal de vida dele há muito [salvo a sms de natal, que não conta para efeitos tertulianos]...

Viva a participação neste post proponho que se chegue aos 50 comentários!!!

Anónimo disse...

Ai queres 50 então toma mais um...

As melhoras Bonga, e essa ideia de te enviarem as fotos com " tudo o que tenha a tua fronha" não é má ideia não...

Por isso a todos os que tenham fotos desta minha carinha laroca, que teve a sorte de ser tocada pela Patricia, mandem tb para o meu Mail...


E para mim serás sempre, mas mesmo sempre, o melhor Bacante a cantar o pó de de arroz...


E já agora, o que acham da nova lei do apoio, está impec não está...

Um Abraço e mais uma vez um bom ano.

Sengo

Anónimo disse...

Prometo a todos os Bacantes e especialmente ao "Carinha Laroca" -->na minha terra isto tem outro nome--> uma versão comemorativa do Pó-de-Arroz. E mais 20 edições especiais.

Entretanto e para aguçar o apetite fiquem com isto:

http://youtube.com/watch?v=zgU3jCmcpPc

Anónimo disse...

Meu caro Bonga, eu sei que o Carlos Paião cantava bem, mas ao pé de ti é um falsete…

Obrigado pelo link, fizeste-me recordar aqueles belos momentos vividos no bar da FDUC…
e
olha que eu tenho uns amigos que são advogados… lol


Um Abraço
Sengo

Anónimo disse...

E provavelmente deveria recorrer aos meus amigos advogados para processar os instigadores da minha cantoria no bar FDUC. Alguém devia ressarcer-me das pinadas que foram completamente abortadas naquela tarde!

Anónimo disse...

lol eh verdade.. quero partilhar este momento convosco. sempre que tenho uma discussão sobre leis ou direito e começo a ficar sem argumentos atiro esta ao ar: "olha que já estive a estudar dto em coimbra!"

e não eh que continua a resultar? ahahahahah

Anónimo disse...

Será que chega aos 50?
Isso seria um record que deveria ser comemorado com um jantar.
Propunha Lamego.
Há sítio para ficarmos, Sengo?
E mais uma vez, força nos vetos.
Entra quem tem de entrar.
Almancil

Anónimo disse...

Qual lamego ou meio lamego... Lisboa!!! Proponho aos 50, Lisboa temos cá muitos bacantes!!! E fica a caminho...lol
Bonga isso não é um argumento, é um estatuto!

Anónimo disse...

Claro que há sitio para ficar, e Lamego a mim parece-me bem...

Lisboa até é grandito e tal mas Lamego é Capital

Um abraço Sengo

Anónimo disse...

E alem disso somos a maioria... Eu o Rodrigues, o Cardoso, o João Rebelo, o Harry Potter e ainda aquele cujo nome não se pode pronunciar casou por cá :)

Ps: já faltou mais para os 50 :)

Mais uma vez um abraço

Sengo

Anónimo disse...

Caros colegas bacantes, parece que vamos mesmo a caminho dos 50! eheheh!
Que tal convidar os "mais velhos" a deixar a sua opinião sobre assuntos tertulianos.
Concordo com Lamego, afinal temos o Sengo e um "pai fundador" como "anfitriões"! Brutal!
Alma, por este andar qqr dia temos gajas na tertulia:)
Abraço Sadinha, e... vemo-nos nos 50

Anónimo disse...

Só por mera curiosidade quem é o Sadinha????


Um Abraço

Sengo

Anónimo disse...

Desculpem colegas, mas... Lisboa parece a melhor opção, vejam... não existem problemas de aterragem [gare do oriente é grande...]tem capacidade para larga extensão [veja-se o rol de restaurante, bares e,...bares temáticos...], não choca com as aves migratórias e tem pouco impacto ambiental [ao contrário da vegetação campestre de Lamego], é mais barato [globalmente mais barato], e... temos cá o Dr.Verde, que já há muito vocês não vêm [pelo menos sem ser na FDCU], viva a opção Lisboa [Gare do Oriente ou Sete Rios,....], abaixo Lamego..., acreditem um jantar cá ia ser fantástico!!! Mas só aos 50...

Anónimo disse...

Cala-te mulher.
Mais barato, só se for para ti.
A cerveja, vinho e comida são mais baratos em Lamego.
Sengo, defende a tua dama.
Almancil

Anónimo disse...

Não penso que o preço seja significativo... preferes ir ao elefante branco ou às da rua do Intendente?... Eu cá prefiro pagar, mas comer bem!!! Mesmo assim, em Lisboa existe tudo a todos os preços, é só conhecer!!! Então... somos Juristas de Coimbra [futuros donos desta merda] ou somos como os licenciados da independente...

Anónimo disse...

aghghghg!!!
licenciados da independente!!!!
Salga!
Antes ter um filho preto (sem ofensa) de uma mãe branca.
que tal o jantar em Pombal?
Com o Casinhas a servir de mestre de cerimonias.
Abraço, agora sim, Sardinha

Anónimo disse...

Comer bem e Lisboa, são duas palavras que não jogam bem na mesma frase.
Seja Pombal, mas só se a loura estiver for o mestre de cerimónias.
Almancil

Anónimo disse...

Então caros bacantes, deixo dois contributos:

Mais um para os 50!

E outro para confirmar a total disponibilidade para vos receber como merecem em Pomabl, bem sabendo vocês ser um sítio central face ás diversas fontes bacantes!

Cá vos espero com a promessa de tentar com que, a concretizar-se, tal jantar seja memorável!

Pedro Casinhas

Anónimo disse...

Pombal, bem visto, e não qualquer coisa que eu escrevi com a pressa...

PC

Anónimo disse...

Como é lógico parece-me que Lamego seria sem margem para dúvidas a melhor opção, tenho um estudo favorável do LENEC nesse sentido, mas estarei de acordo com Pombal, ou Lisboa, ou Coimbra, ou Figueira, ou Vila Nova de Famalicão...

PS: "[ao contrário da vegetação campestre de Lamego]" Desculpa lá Sá mas tu és mesmo de onde???? e Sim tenho orgulho em que a minha terra tenha sido conhecida durante muitos anos como a cidade Verde...e alem disso nunca nos podemos esqucer que o sargento também é de cá…

Um Abraço
Sengo

Anónimo disse...

Caro Sengo, como é apnágio dos nossos governantes, agora é conhecida como a cidade dos "arranha céus Verdes".
UUUUUUU!!!!O sargento é daí, uuuuu!
Eheheheh!
Fico contente por ver que o Casinhas também vem ao Blog ver as enormidades que por aqui se dizem...
uma pessoa do seu calibre
Abraço bacante
sardinha

Anónimo disse...

Eu sou da bela cidade de Viana do Castelo!!! Meu coração é de Coimbra!!! Minha nova paixão é Lisboa!!!
Pessoal, falta gente de Coimbra nesta cidade... e não devia nós formamo-nos em Coimbra para vir conquistar Lisboa!!!
Então e se eu arranjar gajas [boas] para toda a gente [até para os mais feios]???... Lisboa poderia já ser possibilidade???

Anónimo disse...

Por falar em Figueira, se estiverem dispostos a pagar um pouco mais (€ 15 per capita, fora o vinho...), então ponho-vos a comer o famoso Rodízio de marisco da Figueira :-)

Mais uma sugestão, mais um comentário!

P.S. - Caro Sardinha, apesar da louca corrida, há memórias que nunca se apagam!

Um Abraço Bacante!

PC

Anónimo disse...

até para os mais feios??? Bem estou a ver que te tens safado a potes Sá... e que tal no Algarve???? fica a meio caminho de todos com a Africa do Sul...

Já estamos quase nos 50

Um Abraço
Sengo

Anónimo disse...

Já que tá tudo a puxar a brasa à sua sardinha (nada de piadas com o Sardinha..) acho que o jantar devia ser feito na Sertã.

Mas a falar a sério digo que devia ser em Coimbra.

Anónimo disse...

... Via que não vai, só falta dizer que será lombo de porco...na Manga... [Oh Sengo,]... e que tal, arroz de pato no Carmina de Matos... lol...Foi mau???Ai, foi mau??? E quem responde pelas Tagus que desapareceram da dispensa???

Anónimo disse...

ah!
Isso foi tirar rebuçados a crianças. E o bacalhau com Natas no Serenata?
A ser em Coimbra, teria que haver um restaurante digno para nos acolher, e, sim, seria o da puta!
Saudações e força nos 50!
Sardinha
P.S: Em lamego teriamos que ir à adega do feitiçeiro!

Anónimo disse...

Depois de chegarmos aos 50 temos de iniciar votações.
Concordo contigo Grão.
Esse jantar, tirando a comida (para os mais esquisitos) foi uma moca.
Almancil

E o nº 50 é o...

Anónimo disse...

eu tenho o número 50! hell yeah!

Anónimo disse...

O restaurante da Puta, do chulo e do velho sem tesão ahahaha foi bestial! ---> era a "tasca da saudade" acho eu. ou então a "tasca ao lado do cantinho dos reis".

E a comida tava uma merda bem boa. Pelo menos não esteve ao nível da maior desilusão de sempre --->"O Trinca-Espinhas" Um bem haja ao Almancil!

Anónimo disse...

Agradeço o cumprimento, mas não consigo relaciona-lo com o comentário.
Bem, cabranagem, vamos a votos para o local do festejo.
Preferem um post novo para os votos?
Guterres, ou outra pessoa que dê o passo em frente e trate da votação.
Almancil

Anónimo disse...

Concordo!
Deve haver uma daquelas merdices de voto, como foi para a escolha (que o Rui tão bem representou ;) ) do lider da ala frissumo.
Deixo a sugestão:
Coimbra, Lisboa, LAMEGO!!!!, ou Pombal.
Se mais alguem quiser avançar com localidades
Saudações bacantes
Sardinha

Anónimo disse...

Concordo, mas em caso de empate os ex-grãos devem ter voto de qualidade!!! Já agora avançem com uma data, eu sugiro fim-de-semana de queima!!!

Anónimo disse...

Olha que sim senhor... o Sá tem com cada uma... com que então no fim de semana da queima... Se assim for terá que ser sempre em Coimbra... não é????
Mas esse já está meio pensado, digo eu, agora podemos é confratenizar noutros lados... que me dizem no Cercal, é um bom sitio...ou funchal :)

Um Abraço Sengo

Anónimo disse...

Saudações Bacantes!

Lamento, mas quem tratou da votação do blog foi o Arriaga... é com ele que se deverá falar para arranjar a votação.
Quanto à localização, todas elas são boas para se fazerem jantares... Que ganhe a localização mais votada.


P.S. O Jantar do fim-de-semana da Queima é obviamente para avançar!!! Se o da Latada foi, por maioria de razão este também é para avançar. Somos Bacantes ou não?
(sem querer ferir susceptibilidades dos que faltaram... claro...)

Anónimo disse...

Provérbios populares do dia: "mais vale um veto na mão, que dois a voar" ; "em terra de abstenções, quem tem um veto é rei" ; "quem bom veto fizer, nele se regozijará" ; "diz-me quem vetas e dir-te-ei quem és". Ass: Rui